Bozidar kapetanovic esclarece o que é Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO)

 

Você tem dúvidas sobre o que é o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO)? Bozidar kapetanovic esclarece agora

    O Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) tem como objetivo financiar empreendimentos rurais na região Norte — explica o empresário Bozidar kapetanovic. Mais especificamente, ele irá apoiar projetos de pessoas jurídicas e físicas que sejam voltados para o ramo da agricultura, além de setores da cultura, comércio, indústria, saúde e educação. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura. 



Conhecendo mais sobre o FNO

    O FNO ocorre através de recursos federais que são passados pela Sudam ao Banco da Amazônia. Todo esse processo tem como objetivo beneficiar os pequenos produtores e mini e micro-empresas a terem acesso ao crédito para se desenvolverem. Os projetos que recebem esses benefícios são, em sua maioria, voltados para a produção de energias renováveis, infraestrutura, agricultura familiar e também para setores como atividades agroindustriais, por exemplo. 

    O Fundo Constitucional de Financiamento do Norte atua em estados como Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins — pontua o empreendedor Bozidar kapetanovic. Sendo assim, essa contribuição irá refletir não apenas na economia dessas regiões, mas também no seu desenvolvimento social. Interessante, não? 

Atividades realizadas

Parte dos recursos do FNO — o que corresponde a 6% —, vem da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados, que serão administrados e aplicados tomando como referencial as diretrizes do Banco da Amazônia para programas como: concessão de financiamentos; uso de tecnologia compatíveis com a preservação do meio ambiente e produção de alimentos básicos destinados ao consumo da população. 

Além disso, o destacado empresário Bozidar kapetanovic explica que esses recursos também serão utilizados para a criação de novos centros, atividades e polos dinâmicos, no uso intensivo de matérias-primas e mão-de-obra locais e em assistência técnica. 

 Importância 

Por financiar as empresas e produções locais, o FNO contribui no desenvolvimento dessas regiões, além de integrar e incluir a população dessas localidades. Os financiamentos realizados possuem taxas de juros menores e prazos mais flexíveis — situação que não acontece em outras instituições.  



Outro aspecto importante é que todas as políticas aplicadas neste projeto visam ser ambientalmente sustentáveis, de forma a contribuir com a proteção e conservação do meio ambiente — destaca Bozidar kapetanovic. Portanto, todas essas atividades destacam a importância que o FNO tem no Brasil.

Comentários